VENHA COMIGO DAR UM GIRO PELA CIDADE DE SÃO PAULO, DESCOBRINDO LUGARES, SUA HISTÓRIA E PASSEANDO ATRAVÉS DAS MINHAS FOTOS.

domingo, 17 de julho de 2016

Bairro do Bixiga

Fundado em outubro de 1878, o Bairro do Bixiga está localizado no centro da cidade. Em 1820, Antônio Bixiga (chamado assim por causa das cicatrizes da varíola ) compra essas terras e em 1878 faz um loteamento, vendendo os lotes por preço acessível  aos imigrantes italianos. Hoje é um bairro famoso por suas cantinas italianas, teatros e festas, como a de Nossa Senhora Achiropita, que acontece todos os anos no mês de agosto. Aos domingos acontece uma feira de antiguidades na praça Dom Orione. Nesse bairro nasceu a escola de samba Vai-vai, várias vezes campeã do Carnaval Paulista. Esse bairro é um bom lugar para passear. 





      



Casas coloridas na Rua Conselheiro Carrão 
 patrocinado pela Tinta Coral


IGREJAS DO BAIRRO DO BIXIGA


Nossa Senhora Achiropita  - em 1918 os imigrantes italianos construíram uma capelinha dedicada a Nossa Senhora, que em 1926 foi elevada a paróquia.  Com 25 pastorais e movimentos, realiza importantes obras sociais para os necessitados. Desde 1908 é realizada a festa à padroeira, com muita comida italiana e o dinheiro arrecadado é destinado a manutenção dos projetos sociais. 



     
   


Basílica de Nossa Senhora do Carmo -foi inaugurada em 1934 e projetada por arquiteto polonês, Georg Przyrembel. Em 1950, recebeu do Vaticano o título de Basílica.



  
   


VILA ITORORÓ 

 composto por um palacete e 36 casas


 A vila foi construída nos anos 20, pelo português Francisco Castro, com material reaproveitado de  casas e prédios demolidos. Ele  morava na casa principal e alugava as outras casas da vila, o que lhe dava uma boa renda. Hoje o local se encontra deteriorado e possui um Centro Cultural temporário.

Casa principal

Demais casas da vila

Centro Cultural


MUSEU DO ÓCULOS


Criado pelo designer Miguel Giannini, fica no andar superior de um casarão na Rua dos Ingleses e suas peças nos levam através dos tempos. Bem legal !





 
  
           






Ainda passeando pelo Bairro do Bixiga


Escadaria que liga a parte baixa a alta
do bairro




 


Sinal para pedestre

Praça Dom Orione, com as barracas montadas
 para a feira de antiguidades
Loja de Antiguidades na praça
Gastronomia - Cantina Italiana 

Casa da Dona Yayá, fechada temporariamente,
 sendo que hoje pertence a USP

Almoço na Cantina Capuano (aberta desde 1907), 
cheguei cedo para não ficar em fila de espera

Padaria Italianinha


Não resisti a levar umas coisinhas para casa da Italianinha, onde os produtos são deliciosos.

Pão com linguiça
                   
Canole
                   





Nenhum comentário:

Postar um comentário